O Google melhora a fórmula de classificação de anúncios do Adwords
A classificação de anúncios (classificação de anúncios) é a fórmula que o Google usa para solicitar anúncios patrocinados quando um usuário realiza uma pesquisa.
O anúncio com a classificação de anúncio mais alta será aquele com a primeira posição, seguido pelo anúncio com a segunda classificação de anúncio mais alta e assim por diante.
Há alguns dias descobri graças a uma publicação de Alan Daitch na Comunidade Adwords sobre algumas mudanças importantes que estarão sendo feitas na forma de cálculo do Ranking dos anúncios.
Você pode ver o artigo original do blog do Adwords em inglês no seguinte link: Melhorando a classificação do anúncio
O que é a classificação do anúncio?
A fórmula original de classificação do anúncio leva em consideração apenas o lance máximo de CPC e o Índice de qualidade do anúncio.
Multiplicando os dois valores, você obtém a pontuação que é usada para determinar a posição do anúncio.
Exemplo:
Anunciante 1
CPC máximo: $1
Nível de qualidade: 8
Classificação do anúncio: (1 x 8) = 8
Anunciante 2
CPC máximo: $0,90
Índice de qualidade: 10
Classificação do anúncio: (0,90 x 10) = 9
No exemplo acima, a classificação do anúncio do "Anunciante 2" é maior do que a do "Anunciante 1", portanto, seu anúncio terá uma posição melhor.
Que mudanças ocorrerão na classificação do anúncio?
A partir de agora, no cálculo do Ranking dos anúncios, entrará em ação um terceiro componente: O impacto esperado das extensões dos nossos anúncios.
No caso de dois anunciantes terem o mesmo Índice de qualidade e CPC máximo, o desempenho de suas extensões de anúncio determinará qual dos anúncios terá uma posição melhor.
Que fatores de extensões de anúncio serão levados em consideração?
1) CTR das extensões de anúncio.
2) Relevância das extensões.
O que posso esperar dessa mudança?
De acordo com o Google, os anunciantes com extensões de anúncio de bom desempenho podem esperar melhorias em seu CPC médio; no entanto, se nossas extensões tiverem um desempenho ruim em comparação com a concorrência, poderemos observar um aumento em nosso CPC médio.
Da mesma forma, no artigo original é mencionado que o sistema Adwords irá determinar a combinação de extensões mais eficaz para cada anúncio, para que os nossos anúncios sejam apresentados com as extensões que o sistema considerar mais úteis.
Por que essas alterações serão feitas na classificação do anúncio?
A ideia por trás dessas mudanças é que o Google priorize o posicionamento dos anúncios que fornecem o máximo de informações possível, pois costumam ser mais úteis e relevantes para os usuários.
Da mesma forma, o Google decidirá automaticamente quais extensões mostrar de acordo com o dispositivo que o usuário usa e a localização onde estão.
Por exemplo, um usuário que está perto de sua empresa e pesquisa em um aparelho celular provavelmente verá mais anúncios com extensões de chamada e de local.
Para tirar o máximo proveito dessa mudança, o ideal é utilizar todas as extensões de anúncio possíveis de acordo com nossos objetivos de negócio, assim obteremos melhores posições e os usuários verão anúncios mais úteis.